5 Mitos Sobre o Melasma

19/05/2022

Você também sofre com o Melasma? Em um país tropical como o Brasil, em que é verão quase o ano todo, o problema é super comum entre homens e mulheres.

O Melasma é um distúrbio da pele caracterizado pelo surgimento de manchas escuras no rosto, mas não é difícil surgir em outras partes do corpo que ficam expostas ao sol, como braços, colo e pescoço. Essa disfunção na pigmentação da pele ocorre devido a concentração excessiva de melanina, proteína que é responsável pela coloração da epiderme e dos pelos do corpo.

Todos os dias pessoas trocam mensagens nas redes sociais sobre Melasma. É claro que há muita informação boa, mas também há informações sem nenhuma comprovação científica. Portanto, cuidado com o que você lê. Abaixo, listamos alguns mitos e verdades sobre o problema, confira!



#1 Gravidez Causa Melasma

Mito. O Melasma depende de uma predisposição genética em que o estrogênio (hormônio feminino) modifica a produção de melanina pelo melanócito (célula que produz melanina). Durante a gravidez, a pele da mulher se torna mais sensível à melanina por causa da revolução hormonal que o organismo está passando, mas nem toda grávida tem Melasma.



#2 Existe Apenas Uma Causa Para o Melasma

Mito. Não há uma única causa definida para o Melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.

A maior parte das pessoas com Melasma possui um histórico de exposição diária ou intermitente ao sol, embora também suspeita-se que o calor seja um fator subjacente. É mais comum em mulheres, aproximadamente 90% dos casos, e àquelas com tons de pele mais escuro tem mais probabilidade de apresentar a doença.


#3 Pílula Anticoncepcional Causa Melasma

Mito. Após o parto ou a suspensão do anticoncepcional, as manchas podem persistir, devendo a paciente realizar o tratamento com clareadores tópicos e fotoproteção.


#4 Água Quente Piora o Melasma

Mito. Isso é uma inverdade, pois a temperatura da água não aumenta a produção de melanina pelos melanócitos, que são as células que produzem esse pigmento. O vapor quente de água, muito comum em cozinhas, tampouco piora os efeitos do Melasma, bem como a própria água quente, não causam e também nem agravam essa categoria de mancha. 


#5 Somente Mulheres Possuem Melasma

Mito. Mito. Homens também têm Melasma, mas a ocorrência maior é nas mulheres. Tanto eles quanto elas devem manter o hábito de se cuidar e usar o protetor solar frequentemente.

A diferença é que, como o homem tem menos fatores agravantes, o Melasma na pele masculina costuma aparecer após os 40 anos. Na pele da mulher, devido a fatores agravantes, pode aparecer a partir dos 20 anos. Também existem casos de homens que tomam hormônios no tratamento de certos tipos de câncer, com mais propensão a adquirir o Melasma precocemente. 



Procure um profissional especializado e experiente nesta técnica e se informe sobre os detalhes dos procedimentos em Harmonização Orofocial. Cuide da sua saúde e do seu-bem estar! Faça o seu procedimento estético facial com o Dr. Grossi. Entre em contato conosco.