Botox: Fique Por Dentro de Tudo e Seus Benefícios

11/01/2022

A Toxina Botulínica, mais conhecida como Botox, é uma substância que pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças, como microcefalia, paraplegia e espasmos musculares, isso porque é capaz de impedir a contração muscular e atua promovendo a paralisia temporária do músculo, o que ajuda a reduzir os sintomas relacionados com essas situações. 

Além disso, como atua inibindo estímulos neuronais relacionados com a contração muscular, o botox é também muito utilizado como procedimento estético, principalmente para diminuir a rugas e marcas de expressão.

A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum e, por isso, o seu uso deve ser feito apenas sob indicação médica, pois assim é possível que seja feita uma avaliação completa de saúde e possam ser avaliados os riscos relacionados com o uso dessa toxina. 


Para Que Serve o Botox?

O botox pode servir para diversas situações, no entanto é importante que seja feito sob orientação de um especialista, isso porque grandes quantidades dessa toxina podem ter o efeito contrário do desejado e promover a paralisia muscular permanente, caracterizando a doença botulismo. 

Algumas situações que o uso da toxina botulínica em pequenas quantidades pode ser recomendado pelo especialista são:

  • Redução da sudorese, em caso de hiperidrose ou bromidrose;
  • Controlar o bruxismo;
  • Relaxar uma contração muscular excessiva;
  • Promover um sorriso mais harmonioso;
  • Diminuir a aparição da gengiva;
  • Tratar rugas e linhas de expressão.   

Como Funciona o Botox?

A toxina pode bloquear sinais nervosos relacionados com a origem da dor e promover o relaxamento muscular.

Como são administradas pequenas quantidades de toxina botulínica, o efeito o botox é passageiro, de forma que para que se tenha o efeito novamente, é necessária nova aplicação. 


Como é o Procedimento de Aplicação do Botox?

O botox é bem diluído em água, para que não cause qualquer reação no rosto do paciente. Em seguida, é feita a devida limpeza da região, a fim de evitar a contaminação por agentes patógenos. Depois, o cirurgião realiza uma pequena anestesia na área da aplicação, que é praticamente indolor e não causa nenhum tipo de desconforto

Enfim, a aplicação em si é feita com o auxílio de uma agulha bem fina. Todo o procedimento é, portanto, completamente indolor e realizado em um tempo relativamente curto, durante o qual o paciente estará acordado e consciente. Por isso, o seu dentista estará o tempo todo lhe informando sobre os processos que são realizados.

Quais os Cuidados Após o Procedimento?

É fundamental que as recomendações passadas pelo dentista (em relação ao repouso, às medicações que devem ser tomadas etc.) sejam seguidas à risca. Isso garantirá o sucesso do tratamento e evitará possíveis problemas. Inclusive, lembre-se de tirar todas as suas dúvidas antes, ok?

Por fim, confira com o dentista responsável pelo seu tratamento se "retoques" - ou seja, outras aplicações - precisarão ser feitas no futuro. Geralmente, o espaço de seis ou mais meses pode ser recomendado para isso, mas tudo dependerá de cada caso e dos seus objetivos pretendidos com o procedimento.


Cuide da sua saúde e do seu-bem estar! Faça o seu procedimento estético facial com o Dr. Grossi. Entre em contato conosco.