Botox x Preenchimento Facial: Entenda as Diferenças

O rosto é uma das partes do corpo que mais sofrem com rugas e marcas de expressão - sejam elas causadas pelo processo de envelhecimento natural ou pela movimentação frequente dos músculos. Para corrigir esses sinais, tanto o Botox como o Preenchimento Facial podem ser indicados. Porém, apesar de ambos serem aplicados na face, eles possuem distinções em relação às técnicas, objetivos, entre outros pontos.
Neste artigo, mostramos as principais diferenças entre Botox e Preenchimento Facial.
Botox: Para Que Serve e Quais Indicações
Para começar, que tal entender melhor o que é a Toxina Botulínica, popularmente conhecida como Botox?
O Botox é uma substância indicada para o tratamento de rugas dinâmicas. Ou seja, aquelas que surgem em decorrência da movimentação excessiva e repetitiva dos músculos faciais, como as que fazemos cotidianamente ao franzir a testa ou movimentar a região dos olhos.
Funciona como uma espécie de bloqueador neuromuscular. O que significa que ele age deixando o músculo relaxado e estático. Sendo assim, o músculo não movimenta mais como antes e, então, não contribui para a formação de rugas.
A aplicação de Botox é realizada com microagulhas que injetam a substância diretamente no músculo a ser tratado. A toxina botulínica pode ser aplicada:
- Testa;
- Músculo entre as sobrancelhas;
- Região lateral dos olhos, para corrigir os pés de galinha.
Preenchimento Facial: Para Que Serve e Quais Indicações
O Preenchimento é uma técnica que utiliza o Ácido Hialurônico, uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo, para tratar rugas estáticas. Apesar de ser produzido pelo nosso organismo, o ácido hialurônico vai decaindo a sua produção conforme o processo de envelhecimento. Logo, o que se faz é uma reposição da substância, com efeito imediato na face.
Diferente das rugas dinâmicas que só aparecem conforme movimentamos os músculos faciais, as rugas estáticas são aquelas que surgem em decorrência do envelhecimento natural ou como uma evolução das rugas dinâmicas, podendo ser vistas mesmo com os músculos relaxados.
Por isso, o objetivo do tratamento é preencher os vincos e sulcos formados na região da face, recuperando a tonicidade e o volume do rosto, além de promover o rejuvenescimento facial.
A aplicação de Ácido Hialurônico é feita com microcânulas, as quais são injetadas para preencher os espaços. A substância pode ser aplicada:
- Bigode chinês;
- Lábios;
- Bochechas;
- Queixo;
- Nariz;
- Mandíbula.
Botox x Preenchimento Facial: Entendendo as Diferenças
A indicação - ou seja, o tipo de ruga a ser tratada. Assim, se a ruga for dinâmica, opta-se pela aplicação de Botox, já se a ruga for estática, o mais indicado é optar pelo Preenchimento Facial.
No entanto, nada impede que os tratamentos sejam realizados de forma complementar, uma vez que rugas dinâmicas não tratadas podem se tornar rugas estáticas. Caso o paciente apresente os dois tipos de rugas, os tratamentos podem ser realizados em conjunto.
Por Que Realizar o Procedimento Com o Dentista?
É o dentista que cuida da saúde e da estética bucal. O tratamento de harmonização orofacial engloba a saúde e a estética bucal e a facial. Sendo assim, ele poderá tratar ambos aspectos, a fim de garantir os resultados almejados.
Segundo porque a harmonização orofacial é um procedimento reconhecido pela Resolução nº 198/2019 do Conselho Federal de Odontologia (CFO) como especialidade odontológica, estipulando os requisitos necessários para o exercício da função.
Ou seja, é necessário que seja um especialista em odontologia para realizar o procedimento de forma segura e eficaz no ramo da estética e saúde bucal.
Procure um profissional especializado e experiente nesta técnica e se informe sobre os detalhes dos procedimentos em Harmonização Orofocial. Cuide da sua saúde e do seu-bem estar! Faça o seu procedimento estético facial com o Dr. Grossi. Entre em contato conosco.