Olheiras: Entenda os Tipos, Causas e Tratamentos

07/02/2022

Olheiras, quem gosta delas? São vários os fatores do dia a dia que implicam nas olheiras como cansaço, má alimentação - principalmente aquela com sal em abundância -, dormir pouco, trabalhar demais, chorar e até a ingestão excessiva de álcool. Mas estes não, ao contrário do que muitos pensam, não são as únicas causas do problema.

Muitas das olheiras são de causas genéticas ou até por termos algum tipo de alergia na pele ou alergia respiratória como a rinite alérgica. Logo, em alguns casos, não é possível evitar o problema mesmo que se tenha uma vida extremamente saudável. Mas nem por isso significa que não tenha tratamento. Pelo contrário, hoje as técnicas mais modernas de tratamentos, nos permitem corrigir e tratar as olheiras mais facilmente. 

Existem alguns tratamentos e procedimentos onde conseguimos diminuir a presença das olheiras de forma marcante. Mas, é fundamental que antes de buscar qualquer tratamento, se procure um profissional que avalie qual o tipo da sua olheira para então poder fazer um plano de tratamento adequado para o seu caso.  


Quais os Tipos de Olheiras?

  • Olheiras Profundas

A cavidade do globo ocular é mais profunda, criando uma sombra.

Ocorre por falta de tecido na região quando a pele fica muito fina e vemos o músculo por transparência ou até por formar uma sombra na goteira lacrimal deixando uma aparência de olho profundo. Muitas vezes, o envelhecimento da região palpebral acaba acentuando esse tipo de olheiras.  



  • Olheiras Escuras

Quando a pele abaixo dos olhos apresenta uma coloração mais escura, seja ela amarronzada ou arroxeada/azulada.

Ocorre quando existe um aumento de vasos sangüíneos na região ou por depósito de hemossiderina (um composto do sangue). 


Tratamentos e Procedimentos

  • Preenchimento Com Ácido Hialurônico 

O Preenchimento de Olheiras melhora o nivelamento da cavidade com as maçãs do rosto, além de evitar o efeito sombra na região. O resultado é um semblante bem mais jovial, aliviando o aspecto de cansaço.

Após o procedimento, com o passar dos dias, o clareamento da região se torna mais notável ainda, como um resultado do afastamento da pele dos vasos sanguíneos. 

Além disso, a textura da pele fica perceptivelmente melhor no decorrer do tempo, já que o Ácido Hialurônico estimula a formação de colágeno na região, combatendo o surgimento de sinais de envelhecimento e conferindo hidratação.

  • Peelings Químicos 

 Os Peelings Químicos consistem na aplicação de substâncias compostas de ácidos sobre o rosto. Esses ácidos promovem o desgaste controlado da pele para permitir sua regeneração e trazer à tona uma versão mais bonita e saudável.

O Peeling mais indicado para clarear e amenizar as olheiras melânicas é o de Ácido Tioglicólico, procedimento que favorece a remoção de células mortas e promove a suavização das alterações do envelhecimento na pele, sendo assim, ideal para olheiras causadas pelo excesso de pigmentação.

  • Fios de Sustentação de PDO Lisos 

 Os Fios de PDO (polidioxanona) são bioestimuladores de colágeno e têm como função melhorar a qualidade da pele. Com altíssimo poder de estímulo à produção de colágeno e ótimos para aplicação em áreas de pele fina, se mostram uma alternativa incrível para o caso de olheiras flácidas. Atuam justamente melhorando a flacidez, além de prevenir e disfarçar rugas, retardar o envelhecimento e promover uma aparência mais rejuvenescida.  



Outras dicas importantes para se proteger do sol são ficar debaixo do guarda sol, usar óculos de sol e um chapéu com abas largas e evitar a exposição solar em horas de mais calor, entre as 10:00h e as 16:00h.


Cuide da sua saúde e do seu-bem estar! Faça o seu procedimento estético facial com o Dr. Grossi. Entre em contato conosco.